Marcela Busch
Com certeza, até hoje você se lembra ao menos do refrão de Tropa de Elite, single homônimo ao filme de sucesso brasileiro de José Padilha. A música, que virou hino, encaixou perfeitamente com o clima do filme. O longa metragem fez mais sucesso que o esperado: atingiu a marca de maior bilheteria da história do cinema nacional; isso sem contar a pirataria, já que 2,4 milhões de pessoas pagaram para ver a história do Capitão Nascimento, interpretado brilhantemente por Wagner Moura. E como em todo filme de sucesso, a trilha sonora é muito importante.
A escolhida para compor parte da trilha foi a banda paulistana Tihuana. Como muitas outras composições da banda, para o primeiro filme foram escolhidos acordes mais pesados; originalmente, seria um hino que se referia à própria banda (que seria a "tropa"). Porém, a associação do termo "tropa de elite" com o BOPE - Batalhão de Operações da Polícia Especial - foi instantânea, tanto que, para o segundo filme, a banda e o hit voltaram, com mais outra composição inédita.
Na escolha das músicas para a trilha sonora da continuação, José Padilha pediu à banda que acrescentassem a palavra BOPE em alguma estrofe. Dito e feito, o novo trecho ficou assim: muro de concreto, bom de derrubar, é o Bope chegando, pau vai quebrar. A nova música chama-se Comboio do Terror e, como a outra - que foi regravada - ganhou distorções de guitarra e um pouco de música eletrônica mais pesada na composição.
Logo após a estréia do filme, Tihuana lançou o sétimo disco da banda e se prepara para mais uma turnê - a última, que reunia músicas de vários CDs chamava-se Tropa de Elite: ao vivo - e acreditam em mais sucesso, já que as duas novas faixas cedidas para o filme também vão virar hit.
Para finalizar, escute Comboio do Terror e o trailer de Tropa de Elite 2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário