Vanessa Souza
A banda americana R.E.M. começou em 1980 com o vocalista Michael Stipe, o guitarrista Peter Buck, o baixista Mike Mills e o baterista Bill Berry, na cidade de Athens, Geórgia.
O primeiro álbum de estúdio que lançaram foi o Murmur, de 1981, que teve boa repercussão entre os críticos. Depois de cinco anos fazendo sucesso na cena underground, o R.E.M. alcança o estrelato com a música The One I Love, que leva o grupo a assinar um contrato com a Warner em 1988 e entrar para a cena mainstream. Ainda naquele ano, a banda faz uma turnê mundial que dura onze meses.
Com o cansaço causado pelas viagens, os integrantes decidem terminar os anos 80 com uma pausa. Em 1991, eles voltam com o álbum Out of Time, considerado o mais bem sucedido da carreira da banda. Ele contém suas músicas mais conhecidas: Losing My Religion e Shiny Happy People.
Em 1992, o lançamento do disco Automatic for the People consagra a banda de vez no cenário musical. Cinco anos depois, o baterista Bill Berry deixa o R.E.M. e os outros integrantes decidem não substituí-lo e continuar como um trio. Em 2001, a banda vem ao Brasil pela primeira vez e é um dos destaques do Rock in Rio daquele ano. Em 2004, o grupo lança Around the Sun, o álbum que menos agradou fãs e crítica. Quatro anos depois, eles lançam o disco Accelerate e, em 2010, Collapse Into Now, que seria o último álbum da banda.
Em setembro de 2011, o R.E.M. publicou um comunicado em seu site oficial declarando o fim do grupo depois de 31 anos de carreira. A banda deixou claro que a decisão foi feita de uma forma amigável. O baixista Mike Mills disse que, enquanto o grupo trabalhava no último álbum, eles se perguntavam o que poderia vir depois de três décadas de carreira e tantos hits lançados. Até agora, nenhum projeto novo foi anunciado oficialmente pelos ex-integrantes.
Enquanto isso, assista ao clipe do hit Losing My Religion.
Nenhum comentário:
Postar um comentário