Saudosismo dos anos 90 marca ótima trilha sonora de O Homem do Futuro
Dizem por aí que não devemos desperdiçar nenhum segundo em nossas vidas. Se existe alguém que levou o ditado realmente a sério é Zero, personagem de Wagner Moura em O Homem do Futuro. O maluco cientista acidentalmente volta no tempo para reviver o melhor e o pior momento de sua vida – e, depois de piorar a situação, vai para 1991 novamente pra tentar consertar a situação com Helena (Alinne Moraes), o grande amor de sua vida.
O Homem do Futuro foi lançado em setembro desse ano e contou com um orçamento estimado em sete milhões de reais, refletido em ótimos efeitos especiais e montagem final bem feita. A atuação de Wagner Moura é impecável durante todo o filme: o ator consegue apresentar três versões do mesmo personagem, dando a cada um uma identidade própria.
Apesar da ótima trama e produção, o destaque do filme vai mesmo para a trilha sonora, cuja seleção é bem rock’n’roll, sentimental e saudosista. Prova disso é o próprio trailer, que conta com It’s The End of The World as We Know It (And I Feel Fine), do extinto R.E.M., como canção de fundo.
A música que mais aparece na história é Tempo Perdido, do Legião Urbana, lançada originalmente em 1986 no álbum Dois. Para o filme, Wagner Moura e Alinne Moraes gravaram uma versão própria, com direito a clipe veiculado na internet. Com letra cheia de antíteses, a canção embala cenas importantes na trama, soando como uma espécie de hino da época.
Creep, do Radiohead, também ganha versão especial do versátil Wagner Moura, traduzindo bem a melancolia de seu personagem na trama. O ator, inclusive, canta com Vanessa da Mata e a banda Sua Mãe a música homônima ao filme, considerada faixa oficial.
As canções Back to 91 e Helena, interpretadas por Luca Raele, são referências claras à história. Destaque também para Inútil, do Ultraje a Rigor, By My Side, do INXS, e Reflections of My Life, do The Marmelades, que completam a dose de saudosismo e ajudam a criar um bom clima dos anos 90.
Mesmo quem não curte um sci-fi ou não bota fé nas produções brasileiras deve dar uma chance a O Homem Do Futuro só pela trilha sonora. Com boas canções, o filme consegue prender a atenção ao criar um ambiente típico do passado e amarrar a trama com fatos bem conectados. Freesom recomenda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário