Julia Germano Travieso
Pouco mais de vinte anos depois, o álbum Nevermind é relançado e atinge o topo das paradas britânicas.
Em 1991, a banda mundialmente conhecida Nirvana lançava Nevermind, o seu segundo CD, dessa vez produzido pela grande DCG Records. Por não ter uma expectativa muito grande, a gravadora colocou apenas 50 mil cópias disponíveis para venda.
Nevermind catapultou o Nirvana, tirando a banda do cenário underground independente e colocando no topo das paradas. |
Veio como uma surpresa para todos a notícia de que o álbum tinha alcançado um sucesso inesperado. Com o tempo, chegaram a ser vendidos 30 milhões de exemplares no mundo inteiro e ele tornou-se um dos maiores discos da história da música.
Kurt Cobain, o vocalista do Nirvana, era o homem responsável pelas letras e escrevendo sobre temas universais como Raiva, Amor, Morte e Vida conseguiu se comunicar com a juventude de seu tempo, fazendo com que o grunge se espalhasse pelo mundo.
Nivermind não é um álbum importante só para a música, é considerado como um ponto definidor da geração dos jovens da década de 90, a chamada geração X. Como os adolescentes rebeldes que eram, os meninos do Nirvana pregavam ideais que confrontavam o status quo de seu tempo.
Valores como a crença total em Deus, importância plena à família e ao casamento eram abominados, enquanto a liberdade sexual e a valorização dos amigos eram apoiadas. Por ter uma visão diferente do mundo e conseguir ilustrar as ideias de toda uma geração em sua música e seu modo de ser, o Nirvana conseguiu uma repercussão enorme, crescendo cada vez mais e tornando-se um clássico.
O relançamento do CD não foi um ato único, ele é parte de uma box “Deluxe” que traz também algumas músicas raras, como Curmudgeon, ou performances ao vivo e também algumas demos.
Para quem ainda não ficou satisfeito há a edição Super Deluxe onde você encontra uma versão de Nevermind mixada pelo Butch Vig, que veio antes da mixagem final de Andy Wallace. E se tudo isso ainda não for suficiente você ainda pode contar com um CD e um DVD com gravações de um show feito em Seatle no ano de 1991 e um livro de 90 páginas.
Ouça Smells Like Teen Spirit, uma das músicas mais representativas desse álbum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário