O filme que mostrou faces de uma América desconhecida ganha Oscar
de Melhor Canção Original
Julia Germano Travieso
Che Guevara é, até hoje, uma inspiração para os revolucionários espalhados pelo mundo. Vários filmes e documentários mostram as diferentes épocas de sua vida, hoje falaremos sobre Diários de Motocicleta lançado em 2004 e dirigido por Walter Salles.
O longa traz a canção Al outro lado Del rio, do cantor uruguaio Jorge Drexler, escolhido a dedo pelo diretor para compor a canção que toca em um dos momentos mais importantes do filme.
A produção retrata uma viagem sobre duas rodas, desbravando a América do Sul, realizada por Ernesto Guevara, interpretado por Gael Garcia Bernal e seu colega Alberto Granado, papel de Rodrigo de la Serna.
A aventura começa bem, no ano de 1952. Depois de 8 meses a moto da dupla quebra e eles seguem de carona ou caminhando. Uma curiosidade: A moto de Ernesto foi batizada de Rocinante, em homenagem ao cavalo de Dom Quixote.
Durante a viagem conhecem as faces mais pobres da sociedade e começam a questionar o progresso econômico, que acaba privilegiando apenas uma parte da população.
O momento do filme que nos interessa é a chegada deles à cidade de Machu Pichu, onde encontram uma colônia de leprosos. Por ter medo de serem contaminados, os moradores exilaram os doentes em uma ilha, separada da cidade por um trecho do rio Amazonas. É nesse exato momento que aparece como trilha sonora a música que rendeu um Oscar ao filme.
Ernesto se joga na água, mesmo sem saber nadar, e vai em direção a outra margem, onde estão os leprosos. Entra no rio como um garoto e sai como homem. Drexler consegue transformar o momento em música com maestria e por isso, Al Otro Lado del Rio foi eleita como a Melhor Canção Original na premiação de 2005.
O uruguaio foi o primeiro a receber o Oscar com uma música em espanhol. Durante o evento a canção foi interpretada pelo ator Antônio Banderas, acompanhado pelo guitarrista Carlos Santana.
Na hora de receber o prêmio, Drexler cantou o refrão, sem acompanhamento. Esse foi um ato de protesto contra a organização do evento, que proibiu o cantor de interpretar sua própria música.
Ouça a música Al Otro Lado del Rio - Jorge Drexler trilha sonora do filme Diários de Motocicleta:
Nenhum comentário:
Postar um comentário