terça-feira, 21 de junho de 2011

Shakira esbanja sensualidade no clipe de Rabiosa

Julia Germano Travieso

A cantora colombiana Shakira lançou, no dia 7 de junho, o clipe de Rabiosa que é o mais novo single de seu álbum Sale el sol, dirigido por Jaume de Laiguana que já fez parceria com a artista em várias outras ocasiões, como os vídeos de Loca e Gypsy.

Depois de She Wolf, que foi repleto de recursos eletrônicos e teve uma característica bem forte do pop, o novo disco representa uma volta da cantora às suas raízes. E seguindo a linha de todas as outras canções desse CD, Rabiosa apresenta um ritmo caribenho que lembra sol, praia e convida quem está ouvindo a soltar os quadris e sair dançando.
Cantando tanto em inglês quanto em espanhol e exibindo muita sensualidade, Shakira fica longe de muita polêmica e dos questionamentos sociais. Esse balanço, que lembra tanto o Reggaton, não é novidade na carreira da cantora, ele pode ser encontrado também naquele álbum super dançante que tinha La Tortura, o Fijasión Oral 1.


As letras tem um tom “caliente” e sensual, que, adicionado ao ritmo, poderia até ser uma justificativa para a pole dance que ela exibe no vídeo. Ainda assim, percebe-se que ela foi um tanto apelativa e desnecessária. Além disso, a simplicidade e a volta às raízes propostas em todo o álbum acaba sendo traída já que suas habilidades na dança do ventre seriam muito mais adequadas e bem apreciadas.
Aquela sensação de déjà vu que alguns tiveram ao ver esse trecho do vídeo é facilmente explicada pela sua semelhança com a performance de Kate Moss, no videoclipe de I Just Don’t Know What to do With Myself, da banda The White Stripes.
Mas deixando esses detalhes de lado, e levando em conta a participação do rapper Pitbull – ou de El Cata, na versão espanhola – misturada com os sons latinos e o eletrônico, essa música tem tudo para se tornar um grande sucesso nas pistas de dança. E exatamente porque consegue servir a seus propósitos, a nota para Rabiosa é 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário