quarta-feira, 22 de junho de 2011

Luz, Câmera e Som: Blowin' in the Wind

Carolina Ito

O filme Forrest Gump: O Contador de Histórias traz em sua trilha sonora uma das músicas das mais famosas do cantor norte-americano Bob Dylan: Blowin’ in the Wind.

Considerada uma “canção de protesto”, foi regravada por diversos artistas e, em 1994, ganhou versão para o cinema com o filme Forrest Gump.

O longa recebeu 13 indicações ao Oscar, entre elas, a de melhor trilha sonora.

As faixas escolhidas pelo compositor americano Alan Silvestri são das décadas de 60 a 80 e também incluem músicas de Elvis Presley, The Doors, The Beach Boys, entre outros. O álbum chegou a vender 12 milhões de cópias.

O filme aborda questões que perturbaram a história dos Estados Unidos, especialmente na agitação dos anos 60. Guerra do Vietnã, drogas e prostituição são temas recorrentes nas histórias do personagem Forrest Gump, brilhantemente interpretado por Tom Hanks.

A música Blowin’ in the Wind é cantada no filme pela personagem Jenny que faz shows em um clube de strip. A letra faz referência aos conflitos da época e representou o sentimento incontido de milhares de jovens, como um hino pela paz e liberdade.

(Veja a cena da personagem Jenny cantando Blowin' in the Wind)

Em uma das cenas do documentário No Direction Home, que trata da vida de Bob Dylan, o cantor diz: “Eu não sei se a música era boa ou ruim... Parecia apropriada. Mas eu não imaginava que tivesse a característica de um hino ou coisa parecida.”

Mesmo com o ceticismo de Dylan, a canção ficou em décimo quarto lugar na lista das 500 músicas mais importantes de todos os tempos, realizada pela revista Rolling Stone em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário