quarta-feira, 15 de junho de 2011

A canção de uma linda mulher


Filme de 1990 relembra música composta e interpretada por Roy Orbison na década de 60

Jéssica Godoy


Quem não se lembra da história da garota de programa Vivian, interpretada pela atriz Julia Roberts?
Vivian foi contratada para um caso de uma semana pelo magnata Edward, vivido por Richard Gere. Mas o caso de uma semana tornou-se paixão, e os dois passaram a viver um grande amor.
Se você ainda não se lembra de qual filme estamos falando e, já acrescentando, de qual música foi trilha sonora de Vivian e Edward, aí vai a resposta: a música que embalou a história do casal em Uma Linda Mulher é Pretty Woman.
A versão original de Uma Linda Mulher, em inglês, recebeu o mesmo título da canção.
Pelo papel de Vivian, Julia Roberts ganhou o Oscar e o Globo de Ouro na categoria de melhor atriz e foi indicada também pelo Bafta. Já o longa-metragem foi indicado como melhor filme pelo Globo De Ouro, pelo Bafta e como melhor filme estrangeiro pelo francês Prêmio César.
A faixa foi escrita por Bill Dees e Roy Orbison e já foi regravada por vários nomes como Johnny Rivers, All Green e Van Halen. Aliás, nomes como Green Day, Westlife e Bon Jovi já apresentaram a canção ao vivo.
A primeira versão na voz de Roy
Orbison foi lançada em 1964 e voltou à tona depois de tornar-se trilha sonora em Uma Linda Mulher, 26 anos depois, em 1990. Durante três semanas após o lançamento, a música tornou-se a número um na Billboard Hot 100.
Em 1991, o músico Roy Orbison ganhou, por Pretty Woman, o Grammy de melhor performance vocal pop masculina.
Oito anos mais tarde a canção foi homenageada com um Grammy Hall Of Fame Award.
Em 2004, a revista Rolling Stones elegeu a música como uma das 500 melhores canções de todos os tempos.
Assista abaixo a uma versão especial de Pretty Woman, na voz de Roy Orbison acompanhado por Bruce Springsteen, Elvis Costello, Tom Waits e outros:


Nenhum comentário:

Postar um comentário