Vanessa Souza
Em 1979, o diretor americano Francis Coppola lança seu suspense de guerra Apocalypse Now, que trata da guerra do Vietnã, no final da década de 50. A música The End, da banda The Doors, abre a produção com cenas de um incêndio em uma floresta, causado por ataques americanos. A canção também é executada na hora da morte do Coronel Kurtz, mas em outra versão.
Coppola estudou cinema com o vocalista da banda, Jim Morrison, na Universidade da Califórinia e escolheu a música para homenagear o cantor. A canção se encaixa no contexto do filme, mas, na verdade, foi composta por causa do fim de um relacionamento amoroso de Morrison. A primeira versão da música tem quase 12 minutos e foi lançada em janeiro de 1967. Já a versão que entrou para o filme tem pouco mais de seis minutos e pode ser encontrada no álbum The Very Best of The Doors, lançado em 2007.
Quando Jim Morrison morreu misteriosamente de overdose, em 3 de julho de 1971, a banda já tinha lançado grandes sucessos, mas, com a música na trilha sonora do filme, uma geração de fãs mais jovens surgiu para o The Doors.
A canção foi usada também em vários outros filmes e programas de televisão: Em 1979, o programa americano Saturday Night Live usou a música em uma dramatização para satirizar a produção problemática que o filme teve. A canção apareceu também em um episódio da sérieSupernatural, que mostra um dos personagens viajando cinco anos no futuro e encontrando um mundo pós-apocalíptico. O desenho Animaniacs também usou a música, fazendo uma paródia dela em um episódio.
Em 2010, a canção entrou para o ranking das 500 melhores músicas de todos os tempos pela revista Rolling Stone. Já seu solo de guitarra ficou entre os 100 melhores, segundo a revistaGuitar World.
Ouça a música The End, clássico da banda The Doors:
Nenhum comentário:
Postar um comentário